Manuel Messias
João do Nascimento
23/04 - 26/05/24 Para celebrar a co-representação do espólio de Manuel Messias, a Nonada, em parceria com a Danielian Galeria, participou da Arco Lisboa 2024, no setor “As Formas do Oceano” curado por Igor Simões e Ana Paula Nascimento, estabelecendo um diálogo entre Messias e a potente pintura do jovem baiano João do Nascimento.
Humberto Espíndola
03/04 a 07/04/24
A Nonada tem como norte a importância da curadoria. A pesquisa de novos artistas com focos nas questões perifericas que vão além da definição geográfica entendendo o termo como centralizador de questões contemporâneas como sexualidade, gênero, raça e credo além de estabelecer diálogos com artistas estabelecidos e busca e resgate de artistas fundamentais do cenário contemporâneo brasileiro.
E para sua primeira participação na SP-Arte, apresentou um solo do artista Humberto Espíndola, artista sul-mato-grossense incontornável na arte brasileira, tendo em seu currículo exposições da importância das Bienais de Veneza e de São Paulo, e que há anos, apesar de estar em produção, não foi apresentado principalmente no Sudeste, e também de forma individual.
Leoa
13/09 a 17/09/2023
A NONADA estreou na ArtRio 2023, participando do programa SOLO, com a artista Leoa.
No estande S12 foram apresentadas duas séries de pinturas: a primeira fala sobre naturezas mortas, que são voltadas para o cotidiano periférico, e a segunda traz vistas de paisagens a partir de fotografias. Ambas trazem a poética das cores de seu cotidiano. A obra de Leoa reflete de maneira intuitivamente expressionista, com gestualidade e matéria, cenas do cotidiano da vida na zona oeste carioca, fugindo dos clichês figurativos.
Miguel Afa
Leoa
Melissa de Oliveira
Siwaju
Iah Bahia
Andy Villela
Andre Barion
Lucas Almeida
Bruno Alves
Renan Andrade
Chacha Barja
13/09 a 17/09/2023
Em parceria institucional com a CasaNEM, a NONADA também esteve presente no estande I02, do programa EXPANSÃO, onde assumiu a curadoria de uma mostra coletiva de 25 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, objetos e fotografias.
Na seleção, artistas da NONADA e de outros espaços, como Miguel Afa, Leoa, Melissa de Oliveira, Siwaju, Iah Bahia, Andy Villela, Andre Barion, Lucas Almeida, Bruno Alves, Renan Andrade, Chacha Barja entre outros, cujos trabalhos e conceitos dialogam com a linguagem da Nonada e com a causa institucional da Casa Nem. Todo o lucro foi integralmente revertido à instituição.